data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Robson Nunes (Susepe/Divulgação)
Os 193 agentes penitenciários e 31 agentes penitenciários administrativos atuarão em estabelecimentos prisionais no Estado
O serviço penitenciário do Rio Grande do Sul ganha um reforço nesta terça-feira. São 224 novos servidores que começam a trabalhar nos presídios do Estado.
Na última segunda-feira, aconteceu a formatura de 193 agentes penitenciários e 31 agentes penitenciários administrativos da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). A distribuição dos agentes vai atender principalmente os municípios que integram o RS Seguro.
Santa Maria ganha câmeras de segurança do programa RS Seguro
Conforme a assessoria da Susepe, os agentes estão atuando majoritariamente em cidades da Região Metropolitana, onde realizam treinamento. Na Região Central, a assessoria informou que há apenas um dos novos agentes realizando seu treinamento em Santa Maria.
Posteriormente, 70% dos recém formados devem ser designados para o presídio de Sapucaia do Sul, com previsão de inauguração em dezembro de 2019. Os demais 30% ainda não têm destino certo, e o local para o qual serão designados depende do desempenho no treinamento.
Em outubro, deve ser inaugurado o presídio em Bento Gonçalves. Entretanto, a nova penitenciária vai receber agentes de uma turma anterior.
VÍDEO: quatro são presos por tráfico. Dois são investigados por assassinato
Os novos agentes são formados pelo 32º curso de formação profissional de agente penitenciário e do 4º curso de formação de agente penitenciário administrativo. Eles passaram por três meses de aulas, com disciplinas agrupadas em três eixos: fundamentos da pena e da prisão, rotinas e procedimentos do sistema prisional e gestão penitenciária.
Segundo a Susepe, a população carcerária do Rio Grande do Sul ultrapassa o número de 40 mil presos. São 40.241 homens e 2.199 mulheres que cumprem penas em presídios no Estado.
*Colaborou Leonardo Catto